domingo, 22 de novembro de 2009

canto final


O nome “CantoFlorVivência” para este blog não foi escolhido por acaso, ou por falta de opção. O blog nasceu a partir deste nome. Para mim “CantoFlorVivência” é uma palavra de recomeço, renovação, “re-criação”. Ler o poema “Tempo”, de Orides Fontela, é como me dar uma injeção de vida, de otimismo, daquelas que fazem a gente olhar pra frente, respirar fundo e dar mais um passo. Há praticamente um ano, foi essa palavra que me deu coragem. Foi o texto “Tempo”, escrito por uma mulher que morreu sozinha e esquecida, que me mostrou que cada dia é importante, que nada acontece por acaso, que estamos rodeados de eventos nos quais podemos aprender muito, e que os sonhos que temos são pra ser vividos e não deixados de lado por pura comodidade ou conformismo.

“CantoFlorVivência” é minha palavra de renascimento, redescoberta. E bom... muita coisa pode acontecer na vida da gente, quando estamos abertos à elas.

Eu deixei de escrever no “Canto” por um longo tempo. Estava repetitiva demais... deprê demais! Eu não tinha tempo, eu não estava feliz no meu trabalho, eu odiava o transito (ups.. eu ainda odeio), eu estava desgostosa com o rumo da minha vida. Enfim... nada estava do jeito que eu tinha planejado ou imaginado. No entanto, me comprometi numa mudança radical... queria um 2009 diferente, desafiador. Queria neste ano, colocar minha vida de volta nos trilhos (rsrsrs... porque ela tinha literalmente descarrilado). Se pra caminhar vários quilômetros só é preciso o primeiro passo.. então foi essa a minha idéia, a minha proposta de ano novo.

Penso que quando nos propomos a encarar a vida de outra forma, o primeiro passo a ser dado diz respeito a nosso interior... precisamos parar para nos entender um pouco. No meu caso, eu precisava entender que não dependo só de mim. Precisava aprender a olhar minha vida num plano conjunto e admitir de uma vez por todas que queria DAR UM TEMPO!

E por mais triste que seja admitir isso, foi graças à situação de desrespeito no escritório que trabalhava que consegui me desvencilhar da vida que tinha e parei para me entender. Trabalhei de graça. Arrisquei minha vida, minha saúde. Negligenciei minha casa, minha família, as pessoas queridas.. meus amigos. Negligenciei meu coração, minha vaidade. Ufaaaa... quanta coisa.

Ahhhh... e então.. um belo dia de fevereiro, quando aproveitava meus últimos dias de férias – forçadas – (porque eu não ia trabalhar de graça), numa conversa informal com essa pessoa maravilhosa .. A VIDA MUDOU!!! – RADICALMENTE.

Mente aberta, coração tranqüilo, passo firme, cabeça erguida.. Objetivos!
Não é por nada não.. mas eu queria isso. Eu busquei isso. Eu sonhei com isso. Eu escrevi sobre isso. Eu sabia. Eu sabia que 2009 seria diferente. Seria novo. Seria cheio de desafios. E aqui estou... num país diferente, com um anel no meu dedo e com o amor da minha vida.

Parei um pouco. Parei com a vida louca que levava. Com o ritmo de trabalho sem noção, com telefone tocando de madrugada, enfiada em ferrovia, no meio de vagões cheios de combustível tombados... sem tempo pra me cuidar, sem tempo pra dar atenção ao que realmente importa. Não.. Não e Não. Eu falei Não. Sou mulher. Sou mulher e não é assim que devemos ser tratadas. Sou mulher e quero ser mulher plenamente. Quero ser respeitada. Quero que entendam que mulher é anatomicamente diferente de homem.. incluindo necessidades fisiológicas, força muscular e responsabilidades domésticas. Sem esse papo de igualdade. Nós não somos iguais. Não nos tratamos de forma igual. Então chega. Mesmo sonhando com isso, a sociedade ainda esta anos luz de entender a diferença. Mas... admito... tenho que agradecer a irresponsabilidade de uma mulher!!! Graças a ela estou aqui!!! (mesmo que ela ainda me deva uns trocados).

Aceitar parar um pouco não mata ninguém. É bom. Melhor ainda ter alguém que atravessa o oceano por você, que traz flores, que abre a porta do carro, que faz o café da manhã e cobre a cama com rosas e ajoelha na sua frente pra te pedir em casamento... SIM SIM SIM...

Eu agradeço a vida por ter me colocado em tantas situações diferentes. Não me arrependo de nada, nem de ninguém. Eu cresci, eu amadureci.. eu me preparei pra hoje. Porque – para aqueles que me acham louca – não, essa não é uma história qualquer.. ela tem passado. Ou melhor.. ela tem 14 anos de idade.

E não bastassem as coincidências da vida.. tudo começou mudar em 26 de novembro de 2008 (Um dia que eu queria esquecer, apagar.. mas que hoje eu quero lembrar sempre, como meu limite....) e esse ano, 26 de novembro de 2009, é ação de graças!!!
Eu me recuso a seguir o fluxo. Sou eu que escrevo a minha história. Sou eu que comando meus passos, que guio minha vida. Por isso eu erro, por isso eu caio. É por isso que eu levanto, sacudo a poeira e sigo em frente. E por isso me reinvento, me admito. Por tudo isso eu acredito!

“Mas eis que a palavra
cantoflorvivência
re-nascendo perpétua
obriga o fluxo
cavalga o fluxo
num milagre de vida!”

Um comentário:

Alice disse...

Bom, vc sabe que eu te amo não é?