quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

sobre aquilo que aprendi com o amor


Indo contra a maré vou ousar aqui dizer que muita leitura na minha adolescência se transformou num problema pra mim. Eu viajo! Eu imagino demais! Eu sonho demais! Eu tipo...fiquei pasmando que nem Pollyana, no "jogo do contente", me contentando demais com o que a vida me traz e, mesmo descontente, buscando o lado bom da coisa. Com isso, acreditei no amor mais do que deveria. Ou melhor, acreditei que havia amor, que o amor quebraria barreiras, que o amor construiria o sucesso... enfim, todas essas coisas cantadas em inúmeras músicas (geralmente sertanejas) e que machucam demais quando a gente finalmente percebe que a vida não imita a arte! (e, convenhamos, é por isso que arte é tão legal). Minha ficha, finalmente, caiu! Dividir uma vida, projetos e sonhos não é tarefa fácil. E agora, mais do que antes, afirmo com toda a certeza do mundo: só amor não basta. Eu queria que bastasse, acho que até fiz de tudo pra não precisar de mais nada além dele, mas não dá. Pessoas precisam de respeito e sem ele não há amor, não há futuro, não há nada concreto. É como construir um castelo lindo, mas com areia. Recorro muito ao tema amor, fico até piegas as vezes. Só que o tempo tem me dado lições fabulosas. A mais recente foi sobre separação. Sim, um momento muito doloroso. Mas que também reserva boas descobertas. Por exemplo: descobri uma força interna que eu não sabia que tinha. Descobri o quanto tenho pessoas queridas ao meu lado e o quanto elas estão prontas e pra me estender a mão (até me envergonho por não ter percebido isso antes). Descobri que por mais difíceis e surpreendentes que sejam os motivos de uma separação, quando o amor era de verdade o sentimento de carinho que fica, guardado por todos os bons momentos vividos, é real. É, então, possível haver respeito (tá certo que esse respeito demorou pra chegar né)... Mas é esse o sinal de que o tempo passado não foi em vão. Foi um tempo lindo e que valeu cada minuto, cada problema resolvido, cada abraço, cada sorriso. Agora é vida nova!!! E embalada por Nina Simone, em Feeling Good.. me despeço por hoje.

Birds flying high you know how I feel
Sun in the sky you know how I feel
Breeze driftin' on by you know how I feel
It's a new dawn
It's a new day
It's a new life
For me
And I'm feeling good
Fish in the sea you know how I feel
River running free you know how I feel
Blossom on the tree you know how I feel

Dragonfly out in the sun you know what I mean, don't you know
Butterflies all havin' fun you know what I mean
Sleep in peace when day is done
That's what I mean
And this old world is a new world
And a bold world
For me
Stars when you shine you know how I feel
Scent of the pine you know how I feel
Oh freedom is mine
And I know how I feel

Nenhum comentário: