terça-feira, 25 de setembro de 2007

Legalizaram o Q.I

Logo que terminei a faculdade e sai por aí em busca de emprego, muita gente me dizia da importância em se ter "Q.I". Engana-se quem pensou: Q.I = quo(co)eficiente de inteligência. A brincadeira com a sigla, na verdade, surgiu para fazer piada com aquelas pessoas que só conseguiam trabalho porque conheciam alguém "importante", virou "Quem Indica".

Odiado por tantos, amado por outros tantos, aos poucos o Q.I. até deixou de ser piada. Sorte de quem tinha Q.I.! Mas certamente, a indicação amigável não fazia boas vistas nas estruturas organizacionais e, aos poucos, foi caindo em desuso. Ou melhor..em tempos de globalização e velocidade de informações.. essa história de Q.I acontecia ontem mesmo. Mas como não pegava bem, o famoso Q.I. foi rebatizado.

SIM... o Q.I foi rebatizado. Ganhou nome novo, em inglês para dar mais confiabilidade à palavra. A onda agora, ao invés de ter Q.I., é fazer ..... (tchanann): NETWORKING!

É isso mesmo minha querida amiga leitora. Você tem que ser uma pessoa bem relacionada para ter um espaço no mercado de trabalho. Sabia disso? não... Então trata de se mexer. Vá agora para a manicure (uma bem chique) conheça as pessoas, troque cartão, ofereça um almoço, puxe o saco do seu chefe e coloque-o na lista de seus "amigos". Pois até onde entendo, esse tal de Networking veio para "legalizar" o famoso Q.I (se é que vocês me entendem?)

Essa é mais uma das expressões importadas de nossos amigos intelectuais de RH americanos, claro!!! Porque convenhamos.. essa onda de RH quer transformar o Brasil e os trabalhadores brasileiros em empregados padrão (aquele com foto de colaborador do mês) de multinacional com sede em Boston e presidente graduado em Harvard.

E o NetWorking agora está na moda.
Se você vai à um congresso - foi fazer rede (net em inglês).
Se você vai à um restaurante na hora do intervalo do almoço com seus colegas de trabalho - foi fortificar a rede de trabalho (net - work).
Se você entra em sites de relacionamento para pesquisar - TEM que fazer rede (com os outros pesquisadores)..

E no fundo, se aparece bem aquela vaga, lá na empresa do seu amigo da rede.. adivinha: você tem todo direito de ligar para ele e pedir uma forcinha (em nome da rede) mesmo que vocês tenham conversado apenas uma ou duas vezes. Ahhh.. e você até pode colocar no seu currículo que conhece esta pessoa "super" importante.. afinal, você já apertou a mão dela alguma vez né!

O fato gente é que temos que prestar atenção em todas essas modas internacionais que insistem, graças aos executivos padrão de multicinacional, em se instalar no Brasil. Ressalto e reforço: apesar de crítica, não tenho nada contra o tal do "networking".. mas convenhamos... eu que não tenho a cara de pau de ligar para um cidadão com quem troquei meia duzia de palavras durante uma aula para perguntar de vaga de trabalho.. faça-me o favor!!!!

O NetWorking aclamado por aí, na minha opinião nada mais é que a tradução de Q.I para o inglês. Assim fica mais bonito, do mesmo jeito que chamar estagiário de Trainee. Ahhh.. fala sério vai!

Nenhum comentário: