quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Medoo!!!!!!


Medo de tecnologia. Os avanços e possibilidades que, hoje, nos favorecem também me causam medo e, agora, depois de assistir "O Ultimato Bourne", filme recém-lançado que tem Matt Damon no papel principal, encontrei meu mais novo "Bicho-papão".


Como sei que esse gênero de filme não é bem o que vocês, minhas amigas, costumam priorizar nas filas do cinema, vou contar o que acontece no começo, só para vocês terem a idéia do que estou falando. Um jornalista consegue, com sua fonte, uma pista quente para uma ótima matéria investigativa sobre uma ação da inteligência secreta que não é nada ética. O fato é que o jornalista, ingenuamente, comenta com seu editor a pista durante uma ligação por celular. Daí um satélite capta uma determinada palavra e, poucos minutos depois do jornalista terminar a ligação, a sala QG deste grupo secreto já sabe tudo - eu digo, absolutamente tudo - sobre o jornalista e passam a monitorá-lo .... para que ele não descubra mais nada.


Em menos de 10 minutos no filme eu já estava apavorada. E mais: pensava seriamente em deixar de usar meu celular, a internet e viver numa cabana no alto da montanha.


A coisa é séria. Estamos sendo observados, monitorados.. somos rastreados o tempo todo. É só alguém querer que vai saber até o horário que vamos ao banheiro e o que fazemos lá. Basta pensar um pouco sobre o "Google Earth" (que é um programa de computador que leva você a quase qualquer parte do mundo e te propicia conhecer os lugares).


Adoro esse programa, mas vejam bem.. se nós, reles mortais, temos acesso ao satélite e podemos ver maravilhas com ele (numa resolução não tão boa e com atraso nas imagens) imaginem só o que a inteligência não consegue ver direcionando o satélite (que não é o mesmo) para o lugar certo.


Medoooo.


Quem leu 1984, Admirável Mundo Novo e outros clássicos sabe o que digo. Já temos um Big Brother nos espionando. Ele só precisa querer olhar.


Pensem nisso!

Nenhum comentário: