terça-feira, 21 de outubro de 2008

o doente, a polícia, o governador e a imprensa


Eu não aguento mais ouvir falar do Lindemberg e da Eloá. Eu quero saber mais sobre o conflito da polícia civil com a polícia militar, nas redondezas do Palácio dos Bandeirantes. É, você que não é daqui, está sabendo disso??? Então, por sorte do Governador, o GATE invadiu o apartamento depois de 100 horas seguidas de negociações. Foi uma operação confusa, cheia de erros e que, atualmente, gera dezenas de debates, captaneados pela imprensa (a mesma imprensa que deu voz para um bandido, transformando-o em celebridade, enquanto tinha duas meninas na mira de sua arma), a polícia agiu certo ou errado na hora do resgate? Enfim.. o que eu quero perguntar é: a polícia agiu certo ou errado quando causou uma verdadeira guerra contra (pasmem) ela mesma na semana passada. Por que eu falei por sorte do Gov.? Simples. Enquanto a imprensa questiona a ação da polícia e a doença do Lindemberg, esquecem de falar da forma autoritária como os policiais civis foram recebidos no Palácio e, desta forma, ninguem fica sabendo do caso e quando ninguem fica sabendo melhor pra ele.. porque assim, ninguem vai saber que essa atitude depende de ordem e que esse cara (esse mesmo que quer ser presidente) não quis falar com os policiais que manisfestavam por algo justo: mais dignidade. No domingo, a Record deu uma super matéria sobre o conflito e a Globo nem se dignou. Afinal, pra quê por conflito do estado em cadeia nacional né? eu tenho cá minhas teorias, também já conheci de perto o que se passa naquele Palácio e então.. guardo isso pra mim, afinal, aí se me acontece alguma coisa quando esse homem virar presidente. Deixando pra lá minhas congecturas, faço aqui um convite à nossa reflexão. O conflito da polícia é muito mais perigoso para nós, sociedade como um todo, do que a discussão sobre se a polícia agiu bem ou mal na hora de resgatar as meninas. A meu ver, a polícia agiu precipitadamente no caso do Lindemberg, mas vamos lá: que aparato ela têm para agir de forma melhor? Que treinamento específico esses caras recebem para serem como a SWAT (constante fonte de comparação)? Que incentivo salarial eles recebem para viverem felizes com seu trabalho? Eles fizeram o que dava pra fazer, na hora que jugaram melhor e, mais que eles, ninguem tinha qualquer controle da situação. Nem a imprensa, que nestas horas, fica mostrando na televisão tudo do lado de fora, enquanto um doido varrido está lá dentro, se sentindo o cara, e apontando uma arma para duas jovens de 15 anos... Do outro lado, lá no Palácio, os policiais civis pediam uma audiência com o Governador, justamente para solicitar melhores condições de trabalho (o que engloba melhoria de estrutura, suporte psicológico, treinamento e salário) e foram recebidos a bala e na base do diálogo ignorante, isso sem contar todo isolamento da região. Eles também não agiram certo, mas agiram no limite da honra. No final disso, sinto pena de todos nós, que estamos tristes com o triste fim da Eloá. Tenho raiva desse cara doente, que não passa de um fraco covarde, que se não atirou para matar, atirou para desfigurar e machucar a menina que tinha uma vida pela frente. Sinto nojo de tudo que sei sobre a vida no Palácio e desse nojo eu tenho medo!

Nenhum comentário: