quinta-feira, 10 de maio de 2007

Santa Visita

Estou sem inspiração.
Na verdade eu queria era falar da visita do Papa, mas não consigo porque ainda não terminei minha análise do fato. Estou inundada de tanta informação sobre o sumo pontífice da Igreja Católica. Informações que vão desde os significados de cada detalhe de sua roupa - li na Folha hoje que a batina dele tem 33 botões na frente representando a idade de Jesus quando morreu, e mais cinco botões em cada punho representado as chagas de Jesus na cruz - até os principais assuntos que Ele irá discutir no Brasil.
Quero falar que o Papa continua pop, mas tenho lá minhas dúvidas. Pop sim, mas por ser uma celebridade.
Sou Católica Apostólica Romana. Fui batizada, fiz confissão, primeira comunhão e crisma. Dos sacramentos me faltam dois: o matrimônio (que provavelmente não poderei receber, pois namoro um moço que já foi casado) e a extrema-unção (e nesse dia paro de escrever); tem mais um, o da ordem, mas esse eu não vou ter porque não tenho vocação. Eu acredito em Deus e tenho fé. Falto à missa alguns domingos, mas não deixo de rezar.
Tenho a impressão que, de tanto olhar pro mundo, minha fé ficou maior que minha crença. Cansei de ver religião ser desculpa para guerra. Cansei de ver gente colocando na fé a razão para matar outros seres humanos. Eu aprendi e eu acredito que a vida é uma dádiva divina.
Justamente por isso, sou contra o aborto. Mas também sou contra criança abandonada na rua, jovem sem perspectiva de futuro, mulher abusada pelo marido; sou contra a fome, sou contra a falta de educação, sou contra fila no hospital, sou contra a privação de uma vida decente e digna. E por nunca ter sido privada de tudo isso, aprendi a respeitar as opiniões e as diferenças e, também, entendi que cada um é "cada um".
No mundo tem gente morrendo de Aids e lá está o Papa dizendo que camisinha é pecado. No mundo tem criança passando fome ... e lá está o Papa condenando o aborto. No mundo, milhares de mulheres morrem pelas mãos de seu próprio marido, porque não conheciam o indivíduo com quem se casaram, mulheres privadas de sua liberdade, privadas do convívio social, privadas de serem mulheres... e lá está Ele dizendo que sexo antes do casamento é pecado. Pecado? O que é pecado? Por que é pecado?
Gula é pecado ...Luxúria é pecado ... Avareza é pecado ... Vaidade é pecado ... Ira é pecado ... Orgulho é pecado ... Soberba é pecado... Os sete capitais. Agora, analisando friamente a visita do Papa vejamos:
1. Onde será que Ele faz suas refeições?;
2. Papamóvel, avião particular, sapato exclusivo, milhares de seguranças, exposição fechada;
3. Só tem homem nesta comitiva;
4. Teve uma costureira especialmente enviada ao Vaticano, em 2006, para tirar as medidas Dele e confeccionar sua roupa;
5. Teve patrimônio histórico que só conseguiu verba de restauração devido à sua Santíssima hospedagem;
6. Pessoas que defendem direitos estão sendo julgadas por um único homem que tem o poder de liderar a grande massa mundial;
7. Perdão....

Queria abolir a palavra "pecado" do vocabulário. Porque ela pesa na nossa consciência, a consciência de um povo com mais de 2007 anos, uma consciencia que vem de gerações. Essa palavra tem peso, que é medido em toneladas quando um ser humano, de carne e osso, julga o próximo como pecador e, nem sempre, este outro busca o mal. Sim, sou Católica Apostólica Romana... eu tenho fé e acredito no perdão. Sou jornalista e sei que os fatos podem ser alterados para favorecer uma determinada forma de contar a história. Também sou mulher, sangro todo mês, e vejo outras perspectivas.
G.David

Nenhum comentário: