quinta-feira, 28 de agosto de 2008

pra onde vamos companheiro


Preciso desabafar: tem alguma coisa errada com o jornalismo. Sério. Já não bastasse aquele personagem da novela das 8, com uma escova horrível no cabelo (vamô lá meninas, vocês também acham né!!!), tenho me deparado com cada acontecimento nas relações jornalisticas que estou repensando minha profissão. O povo não trabalha a favor, trabalha contra. É impressionante. Pra começar é bom que todos lembrem-se que Assessor de Imprensa também é jornalista. Não somos chatos que vivem tentando vender pauta, a gente trabalha - possivelmente bem mais - e busca, ao máximo, facilitar a vida de quem está na redação. Agora, convenhamos, tem um pessoalsinho bem despraparado escrevendo pra população ler hein. Começando: outro dia para dar mais veracidade à gravidade de uma situação um jornal (grande e conhecido) me publica matéria sobre acidente e coloca o depoimento de duas pessoas alertando sobre o perigo de um trecho de linha férrea. Detalhe, as duas fontes tinham, respectivamente, 10 e 11 anos de idade. Agora vamô lá: criança tem discernimento pra dar uma opinião dessas????? quem acha que sim, por favor, me explique as razões no espaço para comentários. Depois tem aqueles que querem por que querem dar o furo numa pauta que ainda nem existe. Projeto é projeto. Notícia é notícia. A pessoa vai lá, escreve sobre um projeto.. e depois, pra não perder o frescor do assunto, fica voltando em swites nada a ver, cheia de parágrafos justificados pela assessoria... ahhhh gente o que está acontecendo? Por que o pessoal não leva mais a máxima de ouvir os dois lados ao pé da letra? É problema financeiro, pra não gastar com telefone ou salário justo???? ou está se tornando um problema cultural, que dificulta a reflexão dos assuntos em pauta? Esta aberta minha enquete. Vamos lá coleguinhas, participem!!!

Um comentário:

Pri Tescaro disse...

Amiga, te entendo e compartilho da sua preocupação. Vivo situações parecidas quase diariamente. E, muitas vezes, repenso a profissão e o porquê de tanta averssão aos jornalistas que, como eu e você, trabalhamos em assessorias de imprensa/comunicação.
Estudamos igual àqueles que trabalham nas redações. Se bobear, estudamos até mais, pois o mercado exige que a gente saiba não apenas sobre jornalismo, mas de marketing, publicidade, comunicação interna/integrada, etc, etc. E, ainda assim, somos menosprezados e vítimas de um preconceito absurdo.

Onde vamos parar, companheira???