sexta-feira, 8 de agosto de 2008

trabalho, transito, fumaça, trens e caminhões

Esta semana tive a oportunidade de perceber qual é a realidade de nosso desenvolvimento. Não foi uma semana fácil. Três dias zanzando pelo porto de Santos, em meio a caminhões gigantes, trens, carros, motos e bicicletas; em meio a muita fumaça, sujeira e mau cheiro. Enfim... o Brasil está crescendo aos olhos do mundo e nada melhor que ver o movimento intenso no porto para saber que isso é super verdade. Mas é verdade também que demorou para os governos resolverem invetir de verdade. Com tudo que é produzido e recebido pelo país, o porto (que é enorme) parece ser pequeno pra tanto movimento. Ali é exatamente o local onde "tudo acontece ao mesmo tempo agora". Está mais para inferno que para local de escoamento da produtividade brasileira. Tudo em reforma e nada parado. A experiência foi ótima, mas eu estou literalmente um bagaço. Meu corpo sentiu o primeiro dia: acho até que a água do meu banho saiu cinza. Minha cabeça sentiu os três. Por mais que estivesse com a agenda tranquila, sabendo bem o que devia fazer, uma parte de mim não se desligava: atenção no transito, ouvidos abertos e atentos à todas as buzinas ... Não é nada agradável se sentir uma formiga em meio a gigantes e ainda presa na caixa do automóvel. Vejo que estamos (brasileiros) no caminho. Mas, infelizmente, minhas esperanças andam pequenas, muito pequenas em relação ao país. Eu cansei! Ver a fila de caminhões na chegada em São Paulo foi a gota d'água. Demorou demais.. e eu não tenho tempo pra ficar esperando mais!
ahhh.. eu queria foto pra ilustrar esse texto, mas não consegui achar. Então imagine um cenário cinza, com torres, fábricas e galpões. Imagine essa arquitetura coberta de uma foligem preta. Lembre-se do cheiro do rio Tiête e ouça a buzina de um trem, misturada com o apito de um navio e o acelerador de um caminhão. Esse é o cenário!

Um comentário:

Anônimo disse...

oi, Gá!!! li seu post só depois do email..hehehe
Uma pena mesmo, que o nosso desenvolvimento esteja em meio ao caos. Sei um pouco sobre os problemas do Porto, já trabalhei para uma cooperativa de transportes, que enfrentava grasndes problemas, inclusive no escoamento de carga.
"pra fente Brasil"!!!
beijo, saudade.