quinta-feira, 5 de abril de 2007

Estranha obsessão

Sim. Amadurecemos com o passar dos tempos. Ficamos mais velhos e adquirimos conhecimentos. Entendemos que toda aquela conversa de nossos pais quando diziam - "aproveita a vida, porque não será sempre assim" - era verdade. E que, muito provavelmente, faleremos as mesmas coisas para os mais jovens, quando uma pontinha de ciúmes aparecer. Mas o que me irrita com o amadurecimento são as manias que surgem. Coisa de gente ultrapassada.

Ontem eu assumi uma obsessão, que, até então, levava na brincadeira. Sou obcecada por saquinho de supermercado. Fico ali, olhando a conta e o mocinho que empacota as compras. Fico num momento de total perturbação. Quero tudo separado. Quero o máximo de saquinhos possíveis. Só não coloco um produto em cada saco, porque teria muito o que carregar. E mesmo assim, quero os saquinhos. Sou obcecada por eles. Uso os mesmos como lixo. Na cozinha, no banheiro, no escritório. E me irrito (a um nível nem acreditado por mim) quando os saquinhos acabam.


Mantenho uma relação de amor e ódio com supermercados em geral só por causa do saquinho. Não entendo o porque de colocarem tanta compra num saquinho só. Outro dia estava de carro atras de uma moto, na qual estavam um homem e uma garota (provavelmente pai e filha). A menina carregava uma sacolinha de supermercado - CHEIA - e, então, numa curva muito das inadequadas ... pof ... a sacolinha estourou. Vi Nescau, pacote de açucar, um saquinho de leite e umas bolachas rolarem pelo chão. Desviei, mas o carro atras de mim não teve a mesma sorte. Lá se foram as compras. Ainda consegui perceber a indignação do homem na moto e a tristeza nos olhos da menina, escondida pelo capacete. Lá se foram alguns reais, provalmente suados. "Filhos da p..." os donos do supermercado, esses que não assumem que pedem aos seus empacotadores que economizem o saquinho.


Para evitar o mesmo fim da motocicleta, sou enfática: -"por favor, nas compras pesadas reforça a sacolinha". E fico lá... perdida. Não sei se olho para o caixa ou para o empacotador. A fila fica enorme. Sim, porque depois de pagar, tenho a paciência de conferir sacolinha por sacolinha. Quero ver se a carne está misturada com o produto de limpeza e por aí vai. Já registrei minha reclamação outras vezes, mas ontem.. quando não tinha empacotador .. percebi que tá virando doença.


Enquanto eu empacotava as compras, escondia entre elas sacolinhas vazias e, para piorar, olhava pro lado para ver se ninguem percebia. Ridículo.. eu sei, mas foi incontrolável. De certa forma, queria descontar a minha ira à economia deste país nas sacolinhas. Na verdade, fico só esperando alguém vir me contestar para logo responder: __ "Querido.. olha só. Eu comprei as mercadorias, paguei por elas e, assim, tenho direito à sacolinha. Dúvido que o dono do mercado vai ficar mais pobre por isso".


O desabafo sobre quem só está "cumprindo o que mandaram" me alivia. Infelizmente, a sensação que segue é péssima. Vou pra casa com as sacolinhas, as compras e um peso na consciência. E só pra variar... esqueço de comprar sacos de lixo.

Nenhum comentário: