terça-feira, 3 de abril de 2007

Imagens furtadas e o problema da regularização

Queridos,
venho por meio desta, confessar um ato de total reprovação: eu uso imagens alheias neste blog.

Faço isso ciente do meu pecado, mas não consigo me controlar. A vontade de embelezar minhas palavras é maior... não aguento. Vou lá, pesquiso e, ao encontrar a imagem perfeita, uso .. quase sem escrúpulos. Há algumas exceções. No texto abaixo, por exemplo, as imagens são minhas. Sei que não justifica meu ato, mas amortece meu coração, que por vezes se sente bandido, ladrão... ladrão virtual. O que me soa irônico. Não consigo dever uma bala. Nunca tive o nome do SPC ou órgão parecido. Aprendi que devemos ser honestos, sinceros, verdadeiros. Quando estava na escola, nem colar eu conseguia... E cá estou eu, furtando imagem alheia na internet.


Acho que agora vou culpar o país. Verdade. Aqui - pasmem - ainda não existe lei que regulariza o uso da internet. No campo virtual quase tudo é permitido, sem punição. Não falo só dos atos imorais ligados ao sexo; mas de inúmeros problemas como uso indevido de imagem, exposição do outro sem consentimento, chantagem, golpes financeiros etc, etc e etc. Parece zona. Mercado totalmente livre.


Não me desculpo, sei que estou errada quando copio e salvo uma imagem que não me pertence. Mas e aí? A internet já se mostrou um campo em amplo crescimento. Uma excelente fonte de renda e um espaço que poderá, no futuro, solucionar inúmeros problemas de falta de emprego.


Mas infelizmente, enquanto a gente se preocupa em criar novos sistemas, fazer belos sites, usar melhor a ferramenta, ninguem se preocupa em regularizá-la. O discurso da inclusão digital é ótimo. Concordo que todos devem ter acesso ao computador e à internet. Mas enquanto não houver um "pingo" que seja de regra a brincadeira do "copiar e colar" vai continuar e, o que é pior, a inclusão, ao invés de aumentar o conhecimento da população, só vai reduzir. Caminhamos para a cultura do tudo pronto, é mais fácil ver o filme que ler o livro; é mais fácil copiar o desenho a fazer o meu... é mais fácil "ctrl+C e ctrl+V" que criar o próprio texto e digitar letra por letra.

Nenhum comentário: