sexta-feira, 13 de abril de 2007

A lição da vagina


Um mestre me disse certa vez que temos de aprender uma coisa nova por dia. Assim, ao final de cada ano, teremos aprendido cerca de 365 novas coisas. Eu confesso que me esforço para aprender todo os dias. Hoje, por exemplo, aprendi que fazer chocolate não é tão fácil quanto pensamos, todo o processo deve ser preciso para que o chocolate não desande e comprometa assim a produção.


Enfim.. não é esse o caso. A enrolação aí de cima é pra dizer que ontem tive uma lição, válida para quase uma semana de aprendizado novo. Aprendi sobre a "VAGINA" e, de lambuja, coloquei mais uma mulher na minha lista pessoal de celebridades necessárias para o mundo: a escritora Eve Ensler*.


MENINAS... conheçam essa mulher. Ouçam o que ela tem a dizer. Aprendam com as experiências que ela vem acumulando. Conhecer o trabalho da Eve é conhecer o universo feminino por outra perspectiva. É uma oportunidade de nos enxergarmos sob outro ângulo, uma forma de nos olharmos de baixo para cima e assumirmos o poder que nossa sexualidade nos proporciona. Conhecer o trabalho da Eve é dizer NÃO ao modelo de sociedade imposta às mulheres ao longo de milhares de anos. É dar mais um passo em direção a nossa independência e, principalmente, em busca do RESPEITO que todas nós merecemos.


Me fez chorar.

Assistam. Conheçam. Tem DVD para alugar. Tá passando na HBO. Façam uma busca no google - por EVE ENSLER. - Ela merece, não só pela nobreza de seu trabalho, mas também pela posição realista e pé no chão que ela tem de seu próprio país.





G.David
* Para quem não sabe (como eu, até ontem não sabia) ela é a autora de "Monólogos da Vagina". Nunca vi esta peça no Brasil. Confesso, não vi por puro preconceito. Eu achava a peça produto comercial sem conteúdo cultural. Mas... me surpreendi. Não.. eu não vi a peça, mas conheci a autora. Por sorte, zapiando a tv a cabo, ela apresentava seus monólogos na HBO. Claro.. a gravação data de 2002 - eu estou ultrapassada. Valeu a pena. Chorei no último monólogo, quando ela fala sobre o nascimento de sua neta. Enfim.. não quero falar muito, pois o assunto é pessoal. Mas.. fica a dica. Ahhh.. e pra quem nunca, como eu, assistiu o espetáculo "Monólogos da Vagina" por achar, assim como eu, que é uma peça puramente comercial... quando tiverem a oportunidade VEJAM.

Nenhum comentário: